Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Jornada de um Estudante

Um estudante da vida, que escreve do que pensa, do que vê e do que sente

Valerá este esforço todo a pena?

07.01.20 | Gonçalo

Todos os dias lidamos com trabalhos, tarefas e responsabilidades difícies. Atividades essas que nos vão desgastando lentamente. Deixando-nos cada vez mais embaixo, cansados e com crises existenciais. Nestas alturas a pergunta que muitas vezes nos ocorre é "Valerá este esforço todo a pena?".

Agora pensando. Será que vale a pena? É uma boa pergunta, da qual eu arrisco responder que não sabemos. Se pensarmos bem, é impossível saber. É impossível saber a longo prazo os resultados de termos feito algo, tenham sido eles por causa-efeito, ou não (pois até isso é difícil sabermos).

Apesar de todas as incógnitas que a vida nos oferece, uma coisa é certa: apenas saberemos se valerá mesmo a pena ou não, se continuarmos. Mostrarmos todos os dias que independentemente das resistências que temos perante a vida continuamos a fazer aquilo que é preciso ser feito. Porque mesmo que o resultado final não for o esperado, o processo valeu a pena. O processo ensinou algo que caso não tivesse trabalhado, não tinha aprendido. 

O que vale a pena é o sentimento de realização. O sentimento de te sentires bem contigo próprio e saberes que estás a melhorar o teu eu, dia após dia. Esse sentimento é algo impagável. É algo que todos os resultados do mundo muito dificilmente conseguem substituir.

2 comentários

Comentar post