Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

Epicteto, um filósofo grego que referi no meu último post, viveu em Roma a maior parte do tempo sendo escravo. Dizem lendas que durante o mandato de Nero, o Imperador Romano, um dia lhe partiu uma perna durante uma viagem e não lhe forneceu nenhum cuidado médico. Foi aí que começou a jornada de Epicteto no no estoicismo, que mais tarde fundou a sua escola de filosofia estóica.

Durante a viagem, ninguém pansava que Epicteto sobrevivesse, devido ao estado em que se encontrava. A única pessoa que sabia que ele se ía safar era ele próprio. Ele sabia que precisava apenas de controlar a dor. Pensar noutra coisa, se abstrair da dor e controlar as suas emoções.

 

Aí encontramos uma das regras do estoicismo:

Foca-te apenas nas coisas que estão sob o teu controlo.

 

Epicteto sabia que a dor e a perna partida era um fator externo, era uma coisa que estava fora do seu controle. Uma coisa que estava sob seu controle era a forma como via a situação, o que pensar dela. De acordo com Epicteto, as emoções são derivadas daquilo do que pensamos, não das situações em si. 

Matutarmos nas coisas que não estão sob nosso controlo só dará em ansiedade acrescida e energia desperdiçada. Se focarmos naquilo que interessa e naquilo que podemos mudar realmente, evitamos stress, ansiedade e conseguimos ser muito mais felizes.