Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

199161_1.jpg

 
Nos tempos que correm, a sociedade está muito mais digital, parece que não existe relacionamentos como outrora. As pessoas muito mais facilmente enviam um sms do que vão ao encontro da pessoa. É verdade que o mundo cada vez está "mais pequeno" com a ajuda das tecnologias, mas sinto que com isto nos estamos a distanciar mais das pessoas. Ou melhor, existe menos amizades verdadeiras, menos relacionamentos sentidos e menos conversas profundas.
 
Posto isto, decidi trazer 4 dicas de como tratar melhor as pessoas. Dicas essas que aprendi ao ler "Como fazer amigos e influenciar pessoas". Se quiseres saber a minha opinião do livro, clica aqui.
 
Dica #1 - Não julgues as pessoas - Julgares as pessoas não leva a lado nenhum. Ao julgares alguém, não lhe mostras que ele está errado, só faz com que o outro se tente justificar.  Já para não falar de que a outra pessoa ao justificar-se, provavelmente te vai condenar também. Aí entra-se num ciclo de discussão evitável. Não te esqueças "Não julguais, se não queres ser julgado". Por isso, tenta compreender o ponto de vista do próximo, se achares que ele está errado, mostra o teu ponto de vista, mas não julgues.
 
Dica #2 - Faz um elogio honesto e sincero - Hoje em dia, existe muitas pessoas superficiais, infelizmente. Cada vez é mais raro um elogio sincero. Um elogio que venha, sem que essa pessoa queira algo em troca. É triste. Temos de saber estimar as pessoas. Elogia as pessoas pelo que elas fazem de bem. Faz isso sem esperar qualquer retorno. 
 
Dica #3 - Seja bom ouvinte - Saber ouvir é essencial para se ser um bom conversador. Saber ouvir ajuda a  criar laços com os outros. Porque as pessoas muitas vezes não causam boa impressão porque não sabem ouvir, ou se centram demasiado nelas próprias, ou estão demasiados preocupadas no que vão dizer a seguir e nem ouvem o que a outra pessoa tem a dizer. Por isso, ouve o que as pessoas tem a dizer, mostra-te interessado, verdadeiramente interessado.
 
Dica #4 - Faça a outra pessoa sentir-se importante - Não sentes um sentimento espetacular quando fazes algo por uma pessoa sem esperar nada em troca? Eu sinto. É uma ação que traz alegria para os dois lados. Porque tu ajudas, e a outra pessoa fica com o sentimento de que se preocuparam com ela, não porque estavam com segundas intenções, mas sim pelo bom coração que têm. Aliás, até pequenos pormenores podem mudar o dia a qualquer um. Pequenas frases como "muito obrigado", "Desculpe incomodá-la", "Teria a bondade de..." alegram o dia a qualquer um, são marcas de boa educação. São pormenores que não custam nada fazer mas que trazem tanto em retorno.
 
 
E tu? Deixa os teus pensamentos nos comentários sobre isto, gostaria muito de os ler.
Até à próxima,
Gonçalo
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.