Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

12 Set, 2018

Sobre meditação

 
 

meditacao.jpg

Quando ouvimos a palavra "meditação" muitas vezes pensamos logo num monge budista, magrinho, sentado com as pernas cruzadas e de olhos fechados. Mas esta ideia, simplesmente não está correta. Para mim, meditação é desligar do mundo. Hoje em dia, as vidas são muito apressadas, toda a gente anda a correr de um lado para o outro. Não param um segundo. Talvez devessem experimentar a meditação. Aliás, eu nem lhe chamo "meditação", eu chamo de "tirar um momento". Um momento em que eu tento não pensar em nada (mas às vezes acabo por pensar em tudo). Eu normalmente costumo praticar esta técnica de manhã, depois de tomar o pequeno almoço. A sua prática é muito simples, não é preciso um grande guião para explicar, o importante é te sentires bem com o que estás a fazer. Se isso for alcançado, pronto, objetivo cumprido! 

 
Mas, como eu "tiro um momento"?
Eu simplesmente me sento, ou no chão ou numa cadeira (por norma costuma ser no chão). Certifico-me que está silêncio total (daí eu gostar de fazê-lo de manhã) e fecho (ou não) os olhos. Depois é focares-te na respiração e tentares-te abstrair de tudo o resto. 
Fazer isto pouco após acordar sabe mesmo bem, eu adoro a tranquilidade das manhãs, são perfeitas para isto!
 
A meditação, para mim apresenta alguns benefícios, tais como:
  • Ajuda a limpar a mente,
  • Prepara-te para um dia de trabalho,
  • Melhora a tua capacidade de memória,
  • Ajuda no controlo do stress, ansiedade...
  • Ajuda-te a focar nos teus objetivos,
  • entre outros.
 
Tu ao te sentires mais calmo, mais focado, conseguirás aumentar assim a tua produtividade. "Gastar" tempo com a meditação, não é tempo perdido. Tal como Chris Bailey aponta no livro O Projeto da Produtividade: "por cada minuto que meditas, tu ganhas 10 minutos de produtividade"
 
Posto isto, caso não pratiques, aconselho a adicionares este pequeno hábito na tua rotina. Prometo que valerá a pena!
 
Até à próxima,
Gonçalo

2 comentários

Comentar post