Porque se pensa negativamente?
Hoje uma pessoa que me é muito próxima perguntou-me: Porque é que as pessoas pensam nas coisas más em vez de pensarem nas coisas boas? Fiquei perplexo. Primeiro, porque não estava à espera de uma pergunta destas, segundo, também eu não sabia a resposta, nem eu entendo.
Já não é a primeira vez que esta pergunta me passa pela cabeça. Arranjo muitas respostas possíveis, mas todas elas não muito incompletas, diria eu. Algumas respostas passam por: querer encontrar algo para remediar algo que aconteceu de mal ou porque é realmente mais fácil pensar nos aspetos negativos do que nos positivos. Não é fácil ser-se positivo. Conseguir isso é ter a capacidade de colocar os infortúnios da vida atrás das costas, caminhar com eles, mas sorrir com tudo o que aconteceu de bom. E isto, não é para todos, naturalmente. Mas é algo que se consegue aprender e aperfeiçoar.
Para além disto tudo. Agarrar-nos ao positivismo traz-nos mais positivismo. Nós sentimo-nos a partir da forma como pensamos. Uma coisa leva à outra. Está diretamente ligado, daí a importância deste assunto.