Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

É frustrante tentar ajudar uma pessoa que não quer ser ajudada. É frustrante no sentido que vês que aquela pessoa está mal e não podes fazer nada, porque ela não te dá liberdade para isso.

Vejo algumas razões para que isto ocorra: primeiro pode ser porque essa pessoa está com algum problema grave e tem dificuldade em aceitar ajuda; segundo pode ser porque essa pessoa ao aceitar ajuda sente-se de certa forma "em dívida" para quem a ajudou e terceiro porque não é da sua ppersonalidade, normalmente são pessoas que ajudam frequentemente os outros e que estão sempre dispostas a ajudar, mas quando chega a altura de ser elas a precisarem de ajuda, rejeitam-na.

Como já disse algumas vezes aqui no Blog, as pessoas são muito complexas. Por isso tenho a certeza que existem muito mais razões para isto acontecer.

Devido à quantidade de razões que existem e devido a cada pessoa ser diferente de cada uma não é fácil agir nestas situações. Porque tem-se aquele sentimento de querer servir, querer ser útil, mas ao mesmo tempo não querer "sufocar" a pessoa. Deve-se respeitar o ritmo da pessoa acima de tudo. O que se pode fazer é mostrar disponibilidade para quando essa pessoa aceitar ser ajudada.

Não sou nenhum profissional no assunto, longe disso, mas nos casos mais graves, o melhor mesmo é procurar ajuda profissional. Procurar alguém entendido no assunto. E se tu que estás a ler isto és uma dessas pessoas que dificilmente aceita ajuda de quem realmente te quer ajudar, desejo-te muita força. Pedir ajuda requer coragem e um ato de coragem destes pode mudar a tua vida. Pensa nisso.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.