Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Jornada de um Estudante

Um estudante da vida, que escreve do que pensa, do que vê e do que sente

Personalidades negras que influenciaram o mundo para melhor

02.06.20 | Gonçalo

O artigo de hoje vai ser diferente do habitual. Com tudo o que tem acontecido recentemente, quero vir só aqui referir algumas personalidades negras que mudaram o mundo para melhor. Tornando-se claramente ídolos e exemplos a seguir para gerações seguintes.

Sem mais demoras, vamos começar:

Muhammad Ali - Conhecido rotineiramente pela sua carreira profissional de Boxe. Sendo considerado por muitos um dos maiores desportistas de todos os tempos. Uniu posteriormente a sua carreira profissional com a política, denunciando o racismo americano durante toda a sua vida, tornando-se um símbolo nacional por muitos. 

Nelson Mandela - Principal líder sul-africano e o primeiro Presidente negro do país. Desde os seus tempos de faculdade, lutou pelos direitos dos negros que se colocavam numa inferioridade social, cívica e política. Foi homenageado com o Prémio Nobel da Paz em 1993, principalmente pela sua luta contra a discriminação racial.

Martin Luther King - Desde jovem, apercebeu-se das disparidades de direitos entre raças nos Estados Unidos. O que o levou a ser um dos mais importantes líderes dos movimentos dessa causa. Em 1963, relizou provavelmente o discurso mais conhecido a nível mundial - I have a dream - em que retratou uma sociedade, onde negros e brancos podiam viver harmoniosamente. No ano seguinte, em 1964, foi homenageado com o Prémio Nobel da Paz e em 1965, foi assassinado com um tiro por motivos supostamente racistas.

Serena Williams - Personalidade muito famosa no mundo do Ténis. Tendo sido a atleta nº1 do ranking mais de 6 vezes. É a atleta que mais ganhou prémios em dinheiro na carreira, contando com mais de 60 milhões de dólares. À semelhanla de outros grandes atletas, Serena ttem uma fundação - Serena Williams Foundation - em que promove o acesso à educação para crianças cujas famílias foram vítimas de crimes violentos.

Barack Obama - Foi o 44º Presidente dos Estados Unidos, sendo ele, o primeiro afro-americano a ocupar o cargo. Recebeu em 2009 o Prémio Nobel da Paz pelos esforços diplomáticos internacionais e cooperação entre povos.

Estes são apenas alguns dos muitos exemplos que temos na história mundial de pessoas de raça negra que influenciaram positivamente o mundo à sua maneira. Cada um no seu campo, cada um com a sua essência, mas todos eles importantes para a história. 

512679.jpg

Imagem tirada daqui