Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

musica-para-estudar.jpg

 

Estudas em silêncio total? Ou precisas de uma música para te ajudar a concentrar?
Eu costumava ouvir. O estudo muitas vezes pode ser um bocado monótono e silencioso demais, por isso, eu metia quase sempre uma música para mudar o ambiente. Mas havia um problema, não me conseguia concentrar. Passado uns instantes, dava por mim a cantar e a prestar mais atenção à música que ao estudo. 
 
Após estes momentos, desde há uns tempos para cá, tenho experimentado vários tipos de músicas, em vários tipos de matérias. Com este meu pequeno experimento, descobri alguns factos interessantes:
 
  • Música, no geral, resulta bem em disciplinas que não seja preciso ler e escrever com frequência, como por exemplo matemática. Quando estudava essa disciplina conseguia-me concentrar na mesma, por vezes até me concentrava mais, porque ficava entretido na música enquanto resolvia e resolvia problemas matemáticos.

 

  • A estudar matérias que requerem muita leitura e escrita, caso precisasse de música, tinha de ser muito calma e sem letra. Ouvir música com letra e ler ao mesmo tempo, é impossível para mim. O meu cérebro começa a baralhar tudo. 

 

  • Quando precisava de decorar alguma coisa, o silêncio muitas vezes era preferível. 
 
Sei que às vezes o silêncio pode prejudicar a concentração. É irónico mas quando não metemos música para estudar em silêncio total e estarmos 100% concentrados, basta aparecer um mínimo ruído, que desconcentramo-nos logo. Para evitar estas situações, há várias playlists no YouTube, que eu já utilizei, com sons da florestas, da chuva entre outras, que ajudam a quebrar o silêncio total e dar um certo ambiente ao teu estudo.
 
E tu? Costumas ouvir música enquanto estudas?
 
Até à próxima,
Gonçalo

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.