Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

size_960_16_9_criatividade6.jpg

Costumas ser criativo? Em que altura do dia costumas ser? O último livro que li (este aqui) ajudou-me a esclarecer estas perguntas e muitas outras relativas à criatividade. Sim, existem momentos do dia em que somos mais criativos e sim, existe formas de conseguirmos sermos mais criativos

 

Scatter Focus. Scatter Focus é um termo que aparece muitas vezes ao longo do livro. Significa deixar a tua mente dispersar, não pensando em nada em concreto. Nem te apercebes (se calhar apercebes) que passas muito do teu dia neste modo. E que estar neste modo pode ser muito produtivo até, porque é neste mesmo modo que tu consegues ser mais creativo! Tenho a certeza que já te aconteceu, teres um momento daqueles "Eureka!" em que descobres a solução para alguma coisa num momento em que nem estavas a pensar realmente nisso, e é exatamente isso que acontece.

 

A razão pela qual a nossa mente dispersa tanto é devido a não estarmos a tomar muita atenção a nada e como a nossa mente gosta de se sentir ocupada, ela pensa, pensa e pensa... Só para teres uma ideia a nossa mente dispersa cerca de 4 a 5 vezes por hora! (Impressionante, não é?)

 

Mas afinal, como ser mais criativo?

 

Existem várias formas de atingirmos este Scatter Focus mode, como por exemplo:

 

- Rodeia-te de ambientes mais ricos: Com isto quero dizer, rodeia-te de ambientes que de façam "disparar" certos estímulos, novas ideias e novos pensamentos. Alguns destes lugares podem ser cafés, bibliotecas, espaços verdes, etc...

 

- Dorme sobre o problema: É no sono que muitas vezes vêm as ideias brilhantes, nesse momento o nosso sentido creativo é ativado. Não é por acaso que várias pessoas bem sucedidas dormia com um bloco de  notas na mesinha de cabeceira enquanto dormiam para caso tivessem alguma ideia durante o sono.

 

- Deixa tarefas intecionalmente incompletas: Muitas vezes só queremos acabar os trabalhos e nunca mais pegar neles, mas isso por vezes não é o melhor a fazer. Ao deixares o trabalho incompleto e, por exemplo, fores lê-lo no dia seguinte, existe uma probabilidade muito maior de conseguires detetar algum erro nele e até podes te ter lembrado entretanto de mais informação útil ao trabalho.

 

Espero que tenhas achado este assunto tão interessante quanto eu! Deixa nos comentários o que pensas sobre este assunto, adoraria ler o que tens para dizer.

 

Até à próxima,

Gonçalo

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.