Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

Em tempos de isolamento social, tudo e mais alguma coisa se torna uma fonte de distração tremenda. Daquelas em que quando nos atiramos de cabeça, muito dificilmente voltamos ao de cimo devido à quantidade de informação que existe. Provavelmente estarão a pensar em redes sociais como o Instagram, o Facebook, o YouTube, entre outras... mas na verdade existe algo que nós assistimos todos os dias que se não for tomada conscientemente, muito rapidamente se perde o controlo sobre isso. Refiro-me então às notícias.

Todos os dias há milhares de notícias novas, outras nem por isso, que nos agarram constantemente a elas, oferencendo-nos quantidades de dopamina tão grandes que nos fazem "comer e chorar por mais". É de manhã, à hora de almoço, a meio da tarde e ao final do dia; é basicamente o dia todo. Todo o dia estamos recetivos a novas informações. Permitindo que qualquer coisa nos interrompa e ocupe o espaço mental que outras atividades mais importantes deverião ocupar. Sendo este apenas um dos muitos problemas.

Para além de não nos focarmos realmente nas coisas que interessam e da nossa cabeça estar mais ocupada com o que não devia, acredito que um excesso de notícias afetará também o nosso foro mental. Toda a gente sabe que as notícias só mostram o que querem mostrar. Devido a isso, mais de metade delas são desastres, crimes ou assaltos que acontecem. Ninguém após ouvir tanta notícia à volta do mesmo se consegue sentir bem e feliz.

Com isto, não digo que as notícias são más e que as devemos evitar ao máximo. Claro que não. Como pessoas de uma sociedade que somos, precisamos de nos informar sobre o que se passa no mundo. É importante para sabermos como estamos, situação atual e tudo mais. Contudo, para tal, não precisamos de estar 24 horas atentos a elas. Quaisquer 15-20 minutos no final do dia para nos atualizarmos das notícias mais importantes chega e sobra. A questão é: quem está disposto a fazer isso e tomar controlo da sua vida de uma vez por todas?

roman-kraft-_Zua2hyvTBk-unsplash.jpg

Photo by Roman Kraft on Unsplash