Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

Todos nós temos disponíveis diariamente todas as ferramentas necessárias para o que queiremos fazer dos nossos dias. Para o que queremos melhorar de nós próprios. Mas muitas vezes isso, mesmo assim, não acontece. Seja por falta de motivação, preguiça ou procrastinação. Está visto que, mesmo tendo as ferramentas necessárias, a ação não se realiza, é preciso também ter o mindset programado. É aí que entra o estoicismo.

 

O que é o Estoicismo?

O estoicismo é um movimento filosófico originário da Grécia Antiga, em Atenas. Mas foi na Roma, que as ideias deste movimento mais se desenvolveram por praticantes como Sêneca, Marco Aurélio, Cato e Epictetus.

Como disse Sêneca:

"A Filosofia ensina-nos a agir, não a falar"

O estoicismo, de uma forma geral, ensina-nos a lidar com ambientes e situações stressantes, tornando-nos menos reativos a essas situações. Ajuda-nos a ganhar estabilidade emocional. 

 

Por enquanto, não me quero alongar muito. Vou deixar isso para os próximos posts onde vou falar das principais ideias dos filósofos referidos anteriormente. O que falei agora do estoicismo é só uma ponta do iceberg. Ainda há tanto para ser dito. Se queres continuar a acompanhar, não percas os próximo posts. 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.