O mito do perfeccionismo
A busca pela perfeição é uma das maiores barbaridades que podem ser ditas. As pessoas devem mentalizar-se de uma vez por todas que é simplesmente impossível alcançar algo perto sequer da perfeição.
Muitas vezes dizemos e ouvimos pessoas a dizer que "Ninguém é perfeito", mas no entanto, no que toca a nós próprios e ao que fazemos, sobrecarregamo-nos frequentemente com pensamentos de fazer sempre tudo "perfeitinho". Quando isso não acontece (a grande maioria das vezes) resulta sempre em ansiedade acrescida.
O perfeccionismo é uma mentira. Uma mentira contada pela nossa própria cabeça, dando-nos em troca sentimentos de missão falhada, já que com estes pensamentos raramente ficamos satisfeitos com o nosso trabalho.
Dar valor ao nosso trabalho é importante. Pode não ser perfeito, nunca o será. Mas é nosso. Devemos ter consciência do que fazemos, independentemente do que tivermos feito de bom ou de mau.
Com isto tudo, a má notícia é que nunca seremos perfeitos, nem perto disso. A boa notícia é que temos uma vida para aprender e melhorar o que fazemos. Porque tudo e mesmo tudo tem capacidade de ser melhorado.