Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

download.jpg

O 2º semestre começou há uma semana na minha faculdade e com isso voltaram as rotinas, os trabalhos e as frequências. O início de um novo Semestre é uma altura importante porque a forma como tu começas pode influenciar muito a forma como tu acabas e, se te organizares bem no início podes evitar os stresses todos que existem a meio do semestre. Quem está ou esteve na Faculdade, sabe muito bem que quando os trabalhos começam a aparecer, eles não vêm sozinhos. Com eles, vêm também, frequências, apresentações orais, provas práticas, tudo e mais alguma coisa para te tirar a sanidade mental! São momentos difíceis.

 

E por isso, para evitar que as coisas piorem mais tarde, vou dar-te algumas dicas do que deves fazer no início do semestre. A tua cabeça vai agradecer-te mais tarde por isto.

 

Preparar um calendário

Atualiza o teu calendário! Coloca lá as tuas aulas, frequências, apresentações orais, trabalhos, atividades exteriores aos estudos, tudo! Saber as coisas com antecedência e saber que tens isso tudo organizado num só sítio vai ajudar-te a poupar energias, por não teres de ficar a pensar nelas em segundo plano.

 

Revê a matéria que deste no dia

Pode parecer difícil à primeira vista, mas não é. No início do semestre, ainda não há muita matéria, e a partir do momento que deres alguma coisa, chega a casa e lê uma ou duas vezes. Isso já é bom o suficiente para te lembrares do que foi dado e não perderes o fio à meada. O importante é não deixar acumular! Alguns minutos todos os dias, é muito mais fácil do que depois, mais tarde, estudar tudo de uma só vez. Para além de depois ser mais cansativo e desgastante, a matéria assim não vai ficar consolidada o suficiente.

 

Dorme

O Semestre é longo e se começares logo no início a não dormir o suficiente, mais tarde, quando os trabalhos apertarem, vai ser mais difícil fazê-los. Estudos dizem que pessoas que não dormem as horas suficientes, podem demorar até o dobro do tempo a realizarem tarefas complexas, que requerem muita atenção. Por isso, dorme as horas necessárias e não falhes nisto tão cedo!

 

Faz Exercício Físico

Na Faculdade há sempre muitas coisas a fazer, muitas coisas a acontecerem ao mesmo tempo. Mas, tudo bem organizadinho, arranja-se tempo para treinar. São variados os benefícios do exercício físico para o cérebro, tais como: melhoria da atenção, da memória, ajuda no bom humor e a dormir melhor, entre outras... Por isso, é uma coisa que, se não praticas, tens de implementar imediatamente da tua rotina, é importante para ti.  Tanto o teu corpo, como o teu cérebro vão te agradecer no futuro.

 

Espero que estas dicas te tenham sido úteis e não te esqueças, o Semestre, a Faculdade, é uma maratona, não é um sprint. Não tentes fazer tudo ao mesmo tempo, não te pressiones muito a ti próprio. Pequenas mudanças com o tempo trazem grandes resultados! Boa sorte para este novo Semestre, se este também for o teu caso!

 

Até à próxima,

 

Gonçalo 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.