Nem todo o conteúdo deve ser consumido
A informação, nos dias de hoje, é algo que mesmo que nós não queiramos, ela vem ter connosco. Com o passar dos anos, a quantidade tem vindo a aumentar exponencialmente, com a ajuda dos media e das tecnologias. O que não tem aumentado tão exponencialmente é a qualidade dessas informações.
A criatividade e a procura das melhores ideias, não vem do consumo da maior quantidade de informação. Vem sim do consumo da informação certa, da melhor informação. Para isso, temos de saber o que consumir e o que não consumir.
Escolher o que não consumir é tão ou mais importante que escolher o que consumir. Apesar de ambas entrarem em linha de conta com o nosso pensamento e criatividade, optar consumir conteúdo com o qual não nos identificaamos pode mexer com o nosso psicológico e entrar em conflito com as boas ideias que tínhamos.
Negar certo consumo de conteúdo, por esta razão, é fundamental. É excluindo esse mesmo conteúdo e abraçar o outro que as melhores ideias aparecem. Quando as nuvens cinzentas saem finalmente do caminho, é quando conseguimos ver o céu.
Photo by Kai Pilger on Unsplash