Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

Ontem acabei a leitura d'"Os Irmãos Karamázov", por isso hoje venho falar um bocado desta aventura.

A narrativa gira em torno da família Karamázov em que cada um dos intervenientes tem a sua própria visão do mundo. Fiódor Pávlovitch, o pai, que vive de excessos tendo ascendido socialmente graças ao dote das suas mulheres que vieram a falecer. Aliocha, o filho mais novo e certamente o mais honrado da família, desde cedo revelou um lado mais misterioso, passando depois a viver num mosteiro. Ivan, o filho do meio, uma pessoa intelectual e analítica, que questiona as convenções tradicionais de moralidade. E por último, Dmitri, o filho mais velho e também o filho mais parecido com o pai, uma pessoa ciumenta, insegura paranóica e que também ele vive de excessos.

Mais uma vez, fui influenciado por Jordan B. Peterson para ler este livro. Esta foi certamente a obra mais complexa que li até hoje. O livro é muito denso e explora muito questões relacionadas com o livre-arbítrio, leis morais e a existência de Deus. Sinto que é um livro que a cada leitura que faça, consigo sempre encontrar pormenores não encontrados na leitura anterior. E, quiçá, talvez o leia daqui a uns anos outra vez para isso mesmo.

Apesar de tudo, o livro é espetacular. Não é por acaso que é conhecida como a maior obra de Dostóievski e mesmo Freud o disse. Um livro de destaque que merece certamente um lugar na estante de qualquer casa.

20200805_152643.jpg

Foto da minha autoria

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.