Ontem acabei a leitura d'"Os Irmãos Karamázov", por isso hoje venho falar um bocado desta aventura.
A narrativa gira em torno da família Karamázov em que cada um dos intervenientes tem a sua própria visão do mundo. Fiódor Pávlovitch, o pai, que vive de excessos tendo ascendido socialmente graças ao dote das suas mulheres que vieram a falecer. Aliocha, o filho mais novo e certamente o mais honrado da família, desde cedo revelou um lado mais misterioso, passando depois a viver num mosteiro. Ivan, o filho do meio, uma pessoa intelectual e analítica, que questiona as convenções tradicionais de moralidade. E por último, Dmitri, o filho mais velho e também o filho mais parecido com o pai, uma pessoa ciumenta, insegura paranóica e que também ele vive de excessos.
Mais uma vez, fui influenciado por Jordan B. Peterson para ler este livro. Esta foi certamente a obra mais complexa que li até hoje. O livro é muito denso e explora muito questões relacionadas com o livre-arbítrio, leis morais e a existência de Deus. Sinto que é um livro que a cada leitura que faça, consigo sempre encontrar pormenores não encontrados na leitura anterior. E, quiçá, talvez o leia daqui a uns anos outra vez para isso mesmo.
Apesar de tudo, o livro é espetacular. Não é por acaso que é conhecida como a maior obra de Dostóievski e mesmo Freud o disse. Um livro de destaque que merece certamente um lugar na estante de qualquer casa.
Foto da minha autoria