Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

Sinopse:

"Raskólnikov, um estudante pobre e desesperado, vagueia pelos bairros degradados de São Petersburgo e comete um assassínio. A vítima é uma velha usurária. Raskólnikov imagina-se um grande homem, agindo por uma causa que está para além das suas convenções da lei moral e o coloca acima do comum dos mortais. O seu ato é praticado com uma mistura de sangue-frio e exaltado misticismo. Mas quando inicia um jogo do gato e do rato com um polícia, Raskólnikov é cada vez mais perseguido pela voz da sua consciência. Apenas Sónia, uma prostituta, lhe concede a possibilidade de redenção."

Li "Crime e Castigo" de Dostoievski por influência de Jordan B. Peterson. Dos muitos livros que ele recomenda ler, este é um dos que consta na lista, e, posso dizer que não me arrependi. Certamente vou ler mais livros deste autor, pois este foi um dos melhores livros de ficção que li na vida. Apesar de eu não ler muitos livros de ficção, este agradou-me especialmente, vale o que vale.

Gostei da forma como o autor apresentou as personagens e como ao longo do conto foi desmistificando todos os pormenores psicológicos delas, principalmente da personagem principal: Raskólnikov. Uma narrativa que aproveitou muito bem esses pequenos pormenores (outros não tão pequenos assim), para a história ir crescendo em termos de interesse e importância à medida em que se ia folheando as folhas.

Quem se interessa pelo comportamento humano, pela filosofia e por toda uma história psicológica, muito provavelmente irá adorar esta obra tanto quanto eu. Para essas pessoas, recomendo o livro vivamente. Quem não se interessa assim tanto por esses tópicos, penso que deve dar a este livro uma oportunidade. Isto porque, no final do dia, ficarão servidos com uma boa história no mínimo.

WhatsApp Image 2020-05-01 at 18.25.03.jpeg