Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

20200325_141247.jpg

Daniel Kahneman é um teórico da economia comportamental. Ou seja, combina a economia com a psicologia para tentar compreender a irracional gestão de risco nos seres humanos. É disto que "Pensar depressa e devagar" se trata na sua íntegra. Aborda temas como a gestão do risco dos seres humanos, a sua aversão às perdas e as falhas mais comuns do pensamento. 

Durante toda a obra, o autor explica-nos todos estes temas referidos acima e mais alguns, com a participação de dois sistemas do nosso pensamento muito distintos. Denomina-os por "Sistema 1" e "Sistema 2". Em que o sistema 1 é um sistema rápido que trabalha de acordo com as nossas intuições e o sistema 2 é um sistema racional que responde mais demoradamente após alguma reflexão.

"Pensar depressa e devagar" é um livro muito rico. Apresenta muita informação da qual todos nós já nos deparámos com ela em algum momento da nossa vida. A diferença é que nunca pensámos nela desta forma. Gosto da forma como tudo o que é passado ao leitor é confirmado e explicado através de experiências científicas, muitas delas realizadas pelo próprio, outras não. Posso confirmar que este é um livro bastante denso, contudo não apresenta uma leitura difícil. Diría que é um livro destinado a todos aqueles que queiram perceber o porquê das pessoas atuarem como atuam no dia-a-dia e como elas pensam sobre as mais diversas situações diárias.

2 comentários

Comentar post