Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

IMG-20190909-WA0000.jpg

Feeling Good de David D. Burns é um dos livros mais importantes que li até hoje. Se não mesmo, o livro mais importante. Isto porquê? - Perguntam vocês - Porque este livro fala sobre CBT (Cognitive Behavioral Therapy). Uma técnica psicossocial que ajuda a lidar com problemas do forro mental, tais como depressão, ansiedade, sentimento de culpa, suicídio, entre outros. Sendo a depressão a famosa doença do século XXI.

O livro está muito bem dividido. Referindo teorias e pesquisas, aplicações práticas para lidar com os pensamentos indesejados, como lidar com o stress, explicações do funcionamento do cérebro em casos de depressão e até um guia prático de medicamentos antidepressivos com muitas informações necessárias sobre eles.

Foi uma obra especialmente difícil de ler por conter tanta informação importante. Por ter de sublinhar, tirar notas e até escrever o que tinha lido. Tirei alguns apontamentos de algumas secções do livro e tenciono partilhá-las de forma organizada aqui no Blog para tentar ajudar o máximo de pessoas que conseguir. Sei que muita gente sofre disto, e como não é fácil estar nessa situação, quero fazer o que consigo para ajudar. Dito isto, não percam os próximos posts porque vai chegar muitas informações sobre este tema e muitas dicas de como lidar perante estas situações.

Sei que quase todos os livros que tenho lido, tenho recomendado a sua leitura, mas este não pode ser exceção. Se querem um livro para mergulharem neste tema por completo e ficarem a saber tudo e mais alguma coisa sobre a técnica que veio melhorar (e muito!) a vida das pessoas que sofrem destes problemas da saúde mental, este é o livro ideal para lerem. Com isto, não quero dizer que este livro é só para as pessoas que sofrem de depressão e que querem aprender a lidar com ela. Este livro é para qualquer um. Porque aqui vão encontrar métodos para lidar com os stresses que a vida de todos nós muitas vezes acarreta.

Vejo-vos nos próximos posts.