Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

Será que uma multa só poderá ser negativa? Sim? Eu também pensava que sim, mas não. 

Uma esquadra da polícia em Richmond, no Canadá, também dá “multas” por comportamento positivo. Esta ideia veio de um jovem,  Ward Clapham, que se questionou se conseguia arranjar um método que prevenisse as pessoas de cometer crimes. 

Essas Multas Positivas eram dadas a pessoas que fizessem qualquer boa ação por mais pequena que fosse. Como colocar o lixo no caixote, por exemplo. As Multas Positivas não serviam para dar dinheiro mas eram permutáveis por bilhetes de cinema. A esquadra de Richmond, em média por ano, distribuiu 40000 bilhetes. Ao fim de uma década, a taxa de reincidência de crimes baixou de 60% para 8%. Apenas por dar um pequeno incentivo a praticar o bem.

Isto dá que pensar. A verdade é que é obrigação da sociedade fazer boas ações mesmo não sendo recompensado por isso. Mas por outro lado, penso que as pessoas têm muito a ganhar com esta prática. Na medida em que ficam mais motivadas por fazer algo bom e não são só “chamadas à atenção “ quando fazem algo de mal.

Isto faz-me lembrar aquela pequena história que um professor escreve no quadro a tabuada do 9. Em que começa por escrever 9x1= 10, mas depois o resto das contas escreve corretamente. Quando acaba de escrever, a turma toda risse. Ele pergunta porque se estão a rir e um aluno diz que o professor se tinha enganado na primeira conta. O professor aí diz que os alunos só notaram na única conta que ele errou apesar de ter acertado as nove restantes.

Sinto que o mesmo ocorre na nossa sociedade. Apesar de fazermos todos os dias coisas boas, as pessoas só vão notar e criticar quando fizermos coisas más. As pessoas muitas vezes precisam de motivação e reconhecimento pelo que fazem. Por vezes nem é preciso prémio nenhum. Um obrigado e umas palavras amigas já são o suficiente para mudar o dia dessa pessoa, mas nem isso costuma haver.

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.