Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

Se fizer esta pergunta a qualquer pessoa, tenho a certeza que ela me daria várias possíveis respostas. Sabendo relativamente bem o que nos impede realmente de adormecer ou mesmo de nos mantermos a dormir. No entanto, são escassas as pessoas que tomam a iniciativa de implementar essas mudanças na vida delas, infelizmente.

Hoje vou falar de cinco fatores que impedem e danificam o nosso sono. As luzes elétricas e luzes LED, a temperatura, o consumo de cafeína e de álcool e o "picar o ponto".

A luz LED veio colocar um fim à ordem natural das coisas. Veio enganar o nosso sistema dizendo que é de dia, sendo noite, desregulando assim o nosso sono. Estas luzes são famosas por bloquear uma hormona que é responsável por nos preparar para o sono - a melatonina. Estudos mostraram que usar um aparelho eletrónico enriquecedo com luz LED (como é o caso dos nossos telemóveis, Ipads ou computadores) durante 2 horas antes de ir para a cama bloqueava a libertação dos níveis de melatonina em 23%.

A temperatura também é um fator importante para o nosso sono. Sabe-se que a temperatura ideial para a maior parte das pessoas dormirem é de cerca de 18,3ºC. No entanto, a maior parte de nós tende para o sentido oposto, dormindo em quartos com temperaturas entre os 21ºC e os 22ºC. Não é por acaso que ao longo dos anos se incutiu o ritual pré-sono de molhar a cara. Este hábito convida efetivamente ao sono, já que a água, quente ou fria, ao evaporar ajuda a dissipar o calor da superfície da pele, logo, arrefecendo o interior do corpo.

A cafeína está tão incutida na sociedade que muitas vezes as pessoas não a encaram da maneira correta. A verdade é que a cafeína atua durante mais tempo do que parece. Ela atinge o seu pico máximo meia hora após ser tomada e tem uma meia vida (ou seja, o organismo demora a retirar metade da sua concentração) de cinco a sete horas. Por isso, o café que toma depois de jantar, digamos por volta das sete e meia da tarde, à uma e meia da manhã, 50% da cafeína que ingeriu ainda pode estar ativa em circulação. Isto faz com que o sono não chegue tão facilmente e que não seja tão profundo.

O álcool é uma droga incutida profundamente na sociedade. Está numa classe de drogas designadas como sedativos. Por isso o facto de pensarmos que ele nos torna mais sociáveis é explicado por ele atuar em primeiro lugar no córtex pré-frontal. Área designada na tomada de decisões. Como esta área é parcialmente imobilizada, sentimo-nos mais "soltos" e extrovertidos. Ao longo de um tempo a beber, o sentimento que vamos ter de cansaço e de sono, não é realmente sono, mas sim o nosso cérebro a ceder à sedação. Fazendo com que o nosso sono seja de fraca qualidade e muito fragmentado com vários momentos de despertar. 

A criação dos despertadores mudaram o mundo. Fizeram com que as pessoas se obrigassem a acordar a elas mesmas, mesmo estando a meio do sono. Estudos mostram que este aparelho que nos retira artificialmente do sono provoca uma acelaração do ritmo cardíaco e um choque no sistema nervoso. Uma boa recomendação para pessoas que têm dificuldade em dormir é que acordem todos os dias à mesma hora, incluindo fins de semana, para desta forma manterem um ritmo de sono estável. Se, é mesmo necessário o uso de despertadores, evite a opção de adiar e levante-se após o primeiro toque, para poupar o seu corpo a um segundo choque.

Estes são alguns dos fatores que prejudicam as nossas noites sagradas de descanso. Espero que tenhas tirado valor do que escrevi e que implementes estas informações para praticar o bem na tua vida!

Amanhã vamos falar sobre a sociedade e o sono, não percas!

rishabh-agarwal-8hmEEHtmeTo-unsplash.jpg

Photo by Rishabh Agarwal on Unsplash

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.