Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

Que o sono é restaurador já todos sabemos. Chegamos muitas vezes ao final do dia com o pensamento tão distorcido de cansaço que quando nos deitamos na cama e adormecemos, tudo desaparece quase que por magia. Acordando assim na manhã seguinte novos e rejuvenescidos. Mas, isto não é magia. Se o sono for considerado magia, então sim é magia. Este cansaço todo acumulado durante o dia é normal. A capacidade de aprendizagem e cognitiva do cérebro humano diminui com o tempo de vigília contínuo ao longo do dia. Quando dormimos, durante a noite, o sono restaura esta capacidade. Sentindo-nos bem quando acordamos.

Isto acontece porque todas as noites, durante o sono, o nosso cérebro limpa as reservas de memórias a curto prazo, possibilitando assim a chegada de novas memórias. Quase como se deitasse fora tudo o que é dispensável à nossa vida, permitindo-nos assim acordarmos com um pensamento mais claro pela manhã. Enquanto o sono limpa estes restos de memória dispensáveis, ele consolida e atualiza outras memórias duradouras. Confirmou-se mesmo em estudos, que pequenas sestas diurnas de 20 minutos podem efetivamente oferecer uma vantagem na consolidação de memórias.

O fascinante é que o sono não só melhora a memória cerebral como também a memória muscular/motora. Isto pode ser exemplificado com situações que acredito que todos nós já passámos. Quando praticamos muito algo no dia anterior, e no dia seguinte, acordamos a saber fazer melhor do que antes. É caso para dizer que, como o autor referiu: "Não é a prática que leva à perfeição, mas a prática seguida de uma boa noite de sono".

Outro aspeto que o sono parece ter um papel muito importante é na nossa criatividade, mas isso é um tópico para ser discutido mais para a frente! 

Amanhã vamos falar da privação do sono e o cérebro, fica atento.

gregory-pappas-rUc9hVE-L-E-unsplash.jpg

Photo by Gregory Pappas on Unsplash

1 comentário

Comentar post