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A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

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Aproximadamente dois terços da nossa vida é passada a dormir (ou pelo menos devia ser). O dormir ocupa uma porção tão grande da nossa vida e mesmo assim não sabemos se o fazemos corretamente, nas medidas certas e nos tempos certos.

No livro "Porque dormimos?" de Matthew Walker, o autor apresenta-nos um conjuntos de questões que nós podemos utilizar. As respostas a essas questões vão ajudar-nos a perceber melhor como nos sentimos e se estaremos a dormir realmente o suficiente ou precisávamos de mais umas horinhas de sono.

  • Depois de acordar de manhã, consigo adormecer outra vez às 10 ou 11 horas da manhã?
  • Consegues funcionar no teu nível ótimo até ao 12h sem ajuda de cafeína?
  • Se não colocares despertador, dormes para lá da hora que precisas de acordar?
  • Dás por ti em frente ao computador a ler e a reler vezes sem conta a mesma frase?

Se a tua resposta for "não" às duas primeiras perguntas, provavelmente significa que não estarás a dormir o suficiente. Claro que, isto não se deve apenas à quantidade de horas que dormes por noite. Mesmo que durmas 8 a 9 horas por noite (sendo que o recomendado para adultos é 7-9 horas e estudos recentes demonstraram que dormir pelo menos 8 horas por noite é necessário para trabalharmos no nosso pico máximo de performance) podes sentir que não dormiste o suficiente. Isto porque também se deve a muitos fatores externos. Como por exemplo a temperatura do quarto, o consumo de álcool ou cafeína, a prática de exercício físico, entre outros que vamos abordar nos posts dos próximos dias.

Para melhor compreensão do facto de estarmos ou não a dormir o suficiente, Matthew Walker apresenta-nos também um artigo do qual referiu uma tabela com as 5 dimensões do sono.

  1. Satisfação/Qualidade (Satisfaction/Quality) - Um conceito subjetivo que determinas se o sono foi "bom" ou "mau".
  2. Alerta/Sonolência (Alertness/sleepiness) - A capacidade de te manteres alerta e acordado.
  3. Momento (Timming) - O momento das 24h em que estás a dormir.
  4. Continuidade do sono ou eficiência (Sleep continuity or efficiency) - A facilidade de adormecer.
  5. Duração do sono (Sleep duration) - O número total de horas de sono durante as 24 horas.

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Tabela tirada do artigo

Acredito que com as perguntas referidas anteriormente e com as 5 dimensões do sono, conseguimos entender melhor os nossos sentimentos em relação ao nosso sono quando acordamos. Percebendo se estamos bem, se precisamos de mudanças ou não nos nossos hábitos ou quais as dimensões do sono que estamos mais a falhar. Retendo esta informação e utilizá-la já é meio caminho andado para uma noite realmente bem dormida!

Amanhã vamos falar dos benefícios do sono para o cérebro. Não percas!

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Photo by Adrian Swancar on Unsplash

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