Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

Já pensaste se tu fosses a única pessoa deste mundo? E que tudo o resto era abstrato e criações da tua imaginação? Nunca pensaste nisso? Compreensível e ainda bem.

Esta é uma teoria chamada Solipsismo. De acordo com a Wikipédia: "O solipsismo designa uma doutrina filosófica que reduz toda a realidade ao sujeito pensante; doutrina segundo o qual só existem efetivamente o eu e suas sensações, sendo os outros entes (seres humanos e objetos), como participante da única mente pensante [...]"

Esta teoria é aterrorizante. Para além de ser algo difícil de ouvir e de pensar, é muito difícil ou diria até impossível de ser refutada. Isto porque tudo o que pensas pode nem ser real. Como se te estivesses a enganar a ti próprio no teu próprio mundo. Mundo esse que se calhar nem existe porque nada é real para além da tua existência. Com isto passam-me pela cabeça perguntas do género: "Quem sou eu?", "Por onde é que eu caminho?", "Se invento tudo, porque invento?", "Se invento, em que é que me baseei para inventar este meu mundo?", entre outras milhares de perguntas. Escusado será dizer que, todas elas sem resposta.

Concluindo, não faz bem a ninguém, nem recomendo que penses muito sobre este tópico. Questionares a tua existência traz-te mais mal que bem. Por isso, se por acaso quiseres refletir mais profundamente nesta teoria, fá-lo de forma consciente.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.