Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

tim-gouw-LmYcS4nwj8w-unsplash.jpg

Photo by Tim Gouw on Unsplash

A aprendizagem ocorre com a obtenção de modelos mentais. É com a perceção que ao pedalar as rodas da bicicleta giram, que chegamos à conclusão que temos de pedalar para que a bicicleta se mova. Frequentemente, para obtermos modelos mentais novos, temos de deitar por terra outros previamente adquiridos.

Porque razão os adultos têm geralmente mais dificuldade em trabalhar com nova tecnologia que os jovens?

Porque razão as crianças "nascem a saber trabalhar com tecnologia"?

Ao longo de toda a nossa vida, aprendemos habilidades para saber trabalhar com algo. Mas isso não significa que servirão para trabalhar com algo parecido no futuro. Por vezes, é preciso desaprender para aprender novamente. E quanto mais rapidamente nos apercebermos disso, mais rapidamente vamos conseguir aprender o funcionamento do mundo ao nosso redor.

Como Mark Bonchek chegou a dizer:

Unlearning is not about forgetting. It’s about the ability to choose an alternative mental model or paradigm.

O mundo está em constante evolução. Há que ter a coragem de largar ideais antigos e abraçar novos. Pois serão essas novas aquisições que nos levarão a compreender os novos conceitos que o tempo nos vai trazendo.

Então, e quem nunca aprendeu a forma antiga de pensar? Terá na mesma de desaprender? - Perguntas tu - Não, não terá. Isso explica o porquê das crianças se acostumarem mais facilmente às novas tecnologias que as gerações mais velhas. Para elas, essa tecnologia é a habitual. Não têm ideais, crenças ou modelos mentais antigos que entrem em conflito com os atuais. Fica assim mais fácil aprender.

Desaprender é o truque para mais e melhores aprendizagens. Por vezes, é o que sabemos que nos impede de saber mais. Identificando esses pontos e encontrando outros que os substituam, para melhores retornos, por vezes, é o melhor a ser feito.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Gonçalo Gonçalves 16.08.2020

    Exatamente! Há que saber quando dá-los.
    Obrigado!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.