Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

05 Set, 2019

Criar empatia

O que achas que transmite confiança e conforto numa conversa?

Nas conversas que temos no dia-a-dia, posso dizer que há muitos pormenores que nos passam ao lado. Seja do que a pessoa nos está a dizer verbalmente ou não verbalmente. Hoje venho falar mais no que nós conseguimos passar à outra pessoa através de pequenos pormenores não verbais.

Diria que é importante que a pessoa com que estamos a falar se sinta à vontade connosco. Sinta que transmitimos confiança e que estamos realmente na conversa. Então, é aqui que entra o Rapport.

Rapport é uma técnica psicológica que faz com que criemos empatia com os outros, que consigamos essa confiança numa conversa. Alguns elementos universais da técnica de Rapport são gestos que fazemos regularmente mas que nem nos apercebemos disso. 

Como as pessoas tendem em confiar em pessoas parecidas com elas, esta técnica baseia-se nisso mesmo. Espelhar gestos, mas claro, de forma subtil. Quando duas pessoas numa conversa se imitam reciprocamente é sinal de empatia e conexão. Um sorriso, acenos de cabeça, risos. Coisas simples que podem trazer efeitos gigantes na conversa e na cumplicidade dos participantes.

Voltando uns posts atrás onde falei sobre pessoas que não aceitam ser ajudadas. Encaro esta técnica como uma boa forma de nos ligarmos melhor à pessoa. Compreender melhor o lado dela, transmitir confiança e empatia. Uma vez que a confiança está establecida, a outra pessoa fica mais aberta sugestões e consequetemente será mais provável aceitar ajuda.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.