Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

05 Dez, 2019

Confiança é tudo

Para as pessoas acreditarem em algo que estamos a dizer é preciso que transmitemos confiança para elas. É preciso que elas nos vejam confiantes tanto no assunto como em nós mesmos. Uma vez que essa confiança seja passada para a pessoa, já é meio caminho andado para ela confiar em nós e nas nossas palavras.

Este assunto tem muito pano para mangas. Dava para escrever um livro com ele, pois existem muitos truques e dicas para ser bem sucedido tanto em apresentações orais como em conversas mais informais. O que não pode faltar é a confiança. Como eu costumo dizer: "Confiança é tudo!". Distingue-se a milhas uma pessoa que fala com confiança e assertividade do que uma pessoa que não fala. A confiança vai influenciar o teu discurso muito mais do que tu possas imaginar. Ela influencia o teu tom de voz, a tua postura, as tuas expressões, tudo...

Para além de ser benéfico para ti como te mostras para os outros, também é benéfico para ti a forma como te sentes ao te mostrar aos outros. Numa apresentação oral, uma pessoa confiante sente-se presente, sente-se em casa. Tem a perceção que preenche o palco todo. Que aquele momento é o momento dela e que nada nem ninguém consegue estragar isso.

Acredito que nem todos nós conseguimo-nos sentir assim em momentos destes, mas, a boa notícia é que a confiança é algo que consegue ser trabalhada. Mas isso já é assunto para outra altura.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.