Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

 

download.jpg

Se não sabes quem é o Tim Ferriss, devias! Ele é mais conhecido como escritor, mais precisamente como autor do bestseller " 4 Horas por Semana". Já o conheço há algum tempo, quero ler alguns livros que ele escreveu e interesso-me muito sobre os temas que ele aborda. Recentemente, nas minhas pesquisas, percebi a forma como ele costuma lidar com os sentimentos de sobrecarga no trabalho ou mesmo quando está com dificuldades em concentrar. Como sei que, para além de mim, existem muitos de vocês com estes problemas também, resolvi partilhar.
 
As dicas dividem-se em 3 partes:
  • Em primeiro lugar faz 2 perguntas: "Estou a comer o suficiente?". É sabido que quando estamos a com fome fica muito difícil concentrar, por isso, aqui fica uma dica rápida e simples! A outra pergunta é: "Estou a consumir demasiada cafeína?" A cafeína é um estimulante, quando consumida em excesso, pode provocar ansiedade, nervosismo, inquietação, entre outras... Assim, vai ser muito mais difícil te concentrares numa tarefa. Por isso, já sabes, controla a quantidade de cafeína que tomas!

 

  • Mencionou também a meditação. Meditar 2x por dia. Já abordei este tópico aqui no blog (clica aqui para lê-lo). Meditar serve para desligares um bocado do Mundo, das prioridades, responsabilidades e deveres que tens no teu dia a dia. Ajuda-te a focar em ti e descansares dos stresses todos da rotina.

 

  • Por último, 3 perguntas muito interessantes que ele faz também.
  1. Quais são os 20% de atividades ou pessoas que estão a produzir 80% ou mais dos resultados e estados emocionais que quero? 
  2. Quais são os 20% de atividades ou pessoas que estão a produzir 80% ou mais de dor e estados emocionais negativos que queria não sentir?
  3. Se estás envolvido em algum projeto - Como é que ia ser se isto fosse fácil?
 
   As duas primeiras perguntas achei muito interessantes, porque servem para nós identificarmos que situações ou pessoas nos metem em cada estado emocional, de forma a procurarmos mais ou menos estas pessoas.
 
   A última pergunta também é bastante interessante porque a mente humana está programada a querer superar-se. E ao veres que a tua tarefa é difícil, dá-te motivação para continuares o que estavas a fazer.
 
Espero que tenhas achado estas dicas tão úteis quanto eu, deixa nos comentários a tua opinião acerca disto e diz-me também o que tu costumas fazer em situações destas. 
 
Até à próxima,
 
Gonçalo

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.