Como ganhar disciplina?
Existem momentos da nossa vida em que nos apercebemos que nos falta alguma disciplina. Adiamos tarefas que podíamos meter hoje em dia. Dizemos constantemente a nós próprios que amanhã vai ser diferente, mesmo sabendo que são raros os casos em que isso acontece de facto. Entre outros exemplos. A disciplina é realmente algo que muitos ambicionam e que muitos também não conseguem criar.
Então, como criar e interiorizar a disciplina na nossa vida?
Nos últimos oito meses e vinte e um dias, o que equivale a 265 dias, eu escrevi todos os dias aqui no blog. Sem falhar. Nunca. Apesar de ter um forte porquê por trás deste hábito, acredito que ele me tornou mais disciplinado. Não estou a dizer que por vezes não caio na tentação da procrastinação ou adiamento, também sou humano; mas acredito que a situação melhorou desde então. Tornando-me mais proativo a fazer as coisas quando quero realmente que as coisas sejam feitas.
A escrita para mim foi um compromisso. Um compromisso que agarrei a 6 de Agosto de 2019 e que não larguei desde então. Um compromisso que, apesar de ser muito importante para mim, não é de todo o fim do mundo caso eu falhe um dia ou outro. E, acredito que são exatamente hábitos destes que nos criarão disciplina no futuro. Hábitos que não são uma obrigação entrarem na nossa vida. Hábitos que por muito que gostemos, ou não deles, conseguimos viver sem. Hábitos que se tornam pequenas peças de puzzle para tanto melhorar uma habilidade como para criar uma pessoa disciplinada. Porque não é qualquer um que faz algo todos os dias, que tem esse compromisso, que mete esse esforço, mesmo sabendo que é dispensável à sua vida.
Photo by Thao Le Hoang on Unsplash