Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

 

186486-049-4C123328.jpg

 

Como aprender realmente? Eu sempre fui apoiante da ideia de que a melhor forma de aprendermos qualquer assunto, é ensiná-lo. A Técnica de Feynman trata exatamente disso. 
 
Richard Feynman foi um brilhante cientista que, em 1965 ganhou o prémio Nobel da Física. Para além de um excelente cientista, também era conhecido por ser um grande explicador. Ele tinha a capacidade de desconstruir os assuntos mais complicados e ensiná-los de forma muito simples. Esta técnica é muito simples e vou-te explicar agora em que se baseia:
 
  1. Escrever numa folha um conceito ou ideia que queiras aprender.
  2. Explicar o conceito por palavras tuas como tu estivesses a ensinar outra pessoa. Pensa que estás a ensinar uma pessoa que não percebe nada de nada do assunto. Assim vais ter o cuidado de nunca utilizar palavras complexas, tendo de explicar da forma mais simples possível. Até podes escrever a tua explicação numa folha para que, posteriormente, a consigas ler e melhorar.
  3. Procurar palavras que não consegues simplificar ou matéria que não tenhas entendido tão bem e pesquisá-las. Aqui vais preencher esses espaços que não saibas tão bem.
  4. Reescrever a explicação alterando as partes que não ficaram tão bem explicadas e alterar possíveis conceitos por uns mais simples.

tecnica-de-estudo.png

 

Após estes passos, a esta altura já devias saber explicar e compreender muito melhor o assunto. O objetivo desta técnica é compreender tão bem o assunto que consegues, sem dificuldade, discuti-lo e falar sobre ele com tranquilidade, quase que como o que acabaste de aprender fosse senso comum. Irás aprender mais eficientemente e vai ser muito mais difícil te esqueceres o que foi aprendido.
 
O que achas desta técnica? Que técnicas costumas utilizar? 
 
Até à próxima,
Gonçalo
 
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.