Photo by Kelly Sikkema on Unsplash
A 23 de agosto de 2018 comecei esta aventura de escrever online. Criei o Blog: A Jornada de um Estudante, e escrevi aqui desde então. Inicialmente, servia para partilhar as minhas ideias sobre o que lia, com o intuito de melhorar a minha escrita, mas resultou em algo mais. Ao fim de dois anos a regar esta pequena semente, cheguei à conclusão que escrever mudou a minha vida.
Ao longo do tempo, fui vendo a escrita com outros olhos. Via-a como um compromisso. Um compromisso em que quanto mais eu a praticava, mais ela me dava em troca.
Hoje venho falar sobre a escrita. Pode ser que ela vos ajude tanto como me ajudou a mim.
Porquê escrever?
Escrever é uma atividade que é subestimada por muitos. Não se trata apenas de desenhar algumas letras em papel ou teclar no computador durante algum tempo. Trata-se sim de olharmos para dentro de nós, e passarmos para o papel o que quer sair. Quem diria que tal coisa traria tantos benefícios. Vou citar apenas alguns deles:
- Dá-te clareza do pensamento e da comunicação
Escrever dá-te clareza. Não só melhoras o pensamento, como consequentemente escreves e falas melhor. Numa sociedade em que existe tantos mal-entendidos e expressões mal interpretadas, saber o que se quer dizer e dizê-lo bem, é uma mais valia. Como Jordan B. Peterson disse: "The person who can formulate and communicate the best argument almost always wins."
- Ajuda-te a relembrar o que lês
Tirar notas ainda é das melhores técnicas para percebermos e relembrarmos aquilo que lemos. Ao escrevermos, significa que estamos a pensar ativamente no assunto e não só a passar os olhos pela informação.
- Melhora a Saúde Mental
A escrita, quando passa por colocar o que sentimos e o que vivemos no papel, pode ajudar a perceber melhor as situações. Experiências quando escritas, são vistas de forma diferente. Traduzem-nas em acontecimentos mais palpáveis e compreensíveis. Estudos têm mostrado que hábitos como este podem ajudar a ultrapassar situações de depressão e ansiedade.
Como começar a escrever?
Independente de onde e do que escrevas, o importante é escrever. Queres escrever publicamente? Podes pensar em criar um Blog. Queres escrever só para ti? Podes ter um diário. Esta parte, é inteiramente por tua conta. Escrita, seja ela sobre o que for, quando feita de forma consistente e regular, traz sempre pontos positivos.
Por último, peço que não escrevas por escrever. A escrita é uma atividade nobre e é uma pena quando feita "só porque sim". Escreve o que gostas e abraça a experiência. Tenho a certeza que não só vais apreciar muito mais a jornada como vais aprender mais com ela.
Evoluí muito nestes últimos dois anos, devo muito disso à escrita. Talvez ela te ajude também. Só ao escrever saberás. Boa escrita.