Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

Muito se fala das redes sociais e o quão elas podem ser tóxicas para as pessoas que as utilizam. Em parte isso é verdade, há sim a possibilidade delas prejudicarem mais que beneficiam, mas, isso depende do que as pessoas consomem e não da rede social em si.

Redes sociais, tais como o Twitter, o Facebook e o Instagram, são apenas plataformas onde é possível a criação e a divulgação de conteúdo. Elas, por si só, não são tóxicas, o que pode ser tóxico é a forma como são utilizadas.

Acredito que o principal problema da sua utilização passa por comparações de vidas. É muito fácil pensar que alguém tem uma vida melhor que a nossa baseada nas fotos que publica. Difícil, no entanto necessário, é perceber que só vão parar às redes sociais o que cada pessoa quer e que cada um publica não transparece em nada o que cada um vive. As redes sociais são feitas de momentos e de ângulos. Momentos esses que são sujeitos a filtros enormes para passarem às pessoas que vêem a melhor vida possível, mesmo que isso não se transmita na realidade.

Por outro lado, as redes sociais podem ser bastante benéficas por diminuirem o mundo. Por conseguirmos comunicar com uma pessoa do outro lado do Planeta com a mesma facilidade que conseguimos comunicar com uma pessoa do outro lado da rua. Já para não falar que nos dá a oportunidade de divulgar e espalhar as nossas ideias ao mesmo tempo que assimilamos outras.

Concluindo, as redes sociais são o que nós fazemos delas. A partir do momento que vemos que elas não estão a ser bem utilizadas e nos estão a fazer mais mal que bem, temos a opção de reverter isso e filtrar o conteúdo para o que queremos realmente consumir.

william-iven-DfMMzzi3rmg-unsplash.jpg

Photo by William Iven on Unsplash

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.