Ano novo, vida nova
Ano novo, vida nova.
Esta é uma das filosofias adotadas por muita gente nesta altura do ano. Dizem que quando 2020 começar, aí sim vão começar a fazer aquilo tudo que não conseguiram fazer até agora. Dizem que este vai ser o ano delas e que estão prontas que o ano comece para mudarem a sua vida.
Eu não sigo esta ideia. Vejo como um processo contínuo, uma jornada. Não é por começar dia 1 de janeiro ao invés de 30 ou 31 de dezembro que as coisas vão correr melhor. É apenas estar a adiar e adiar. E, quando se adia muito, mais difícil é depois começar. Continuando o "depois começo" num ciclo sem fim.
Contudo, é importante realçar que, se for o início do ano a dar-vos uma força para essa mudança, que seja! Qualquer pequena ajuda e motivação é bem vinda no que toca a pequenas mudanças que queiramos fazer na nossa vida. O que não é bom, é fiarmo-nos que vai ser a mudança de ano a mudar os nossos hábitos. Isso nunca aconteceu, nem nunca vai acontecer. Isso tem de partir de nós e não importa o dia em que se começa, importa sim começar.