Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Jornada de um Estudante

Productive Life, Self Improvement, Mindset

Alguns números sobre a Depressão

10.09.19 | Gonçalo

Prevencao-ao-suicidio-e-tema-de-palestra-no-Divino

No post de ontem disse que a depressão era a doença do século XXI. Isto tem uma razão de ser. Por isso, hoje quero mostrar isso. Quero mostrar alguns dados estatísticos para fazer com que problemas da saúde mental sejam mais falados na sociedade. Porque se trata de um problema enorme de saúde pública. Se não começarmos a prevenir e a aprender a lidar com situações destas, isto só se agravará mais no futuro.

- Em 2016, o suicídio foi a segunda maior causa de morte mundial entre os 15 e os 29 anos, ficando apenas atrás dos acidentes rodoviários.

- A nível mundial, uma pessoa morre a cada 40 segundos por suicídio, o que dá cerca de 800 mil pessoas por ano.

- Estima-se que em 2015 a depressão tenha atingido mais de 300 milhões de pessoas, 4,4% da população mundial.

- Em Portugal, especialistas têm estimado que a depressão possa afetar anualmente cerca de 400 mil pessoas.

- Portugal é dos países da Europa que apresenta dos maiores níveis de consumo de benzodiazepinas, o grupo dos ansiolíticos e tranquilizantes mais prescritos no SNS.

Espero que estes números tenham servido para vos sensibilizar mais sobre este assunto. Que tenham ficado mais interessados sobre este tema e que vos tenha colocado o bichinho de ajudar quem esteja a precisar de ajuda. 

Para terminar, coincidência ou não, hoje, 10 de Setembro é o dia Mundial da Prevenção do Suicídio. Penso que num dia como este, era bom que conseguíssemos sensibilizar o máximo de pessoas que conseguirmos sobre este assunto. Conto vocês para partilharem este Post ou até falarem apenas do assunto a alguém próximo.

Pequenos passos como este, feito por multidões podem melhorar um bocadinho o futuro da Saúde Mental na nossa sociedade.