Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

De acordo com o dicionário, "vício" define-se como: hábito profundamente enraizado de ações consideradas moralmente condenáveis. A verdade é que existem muitos vícios na sociedade, sendo que os mais conhecidos e falados são os por excesso de álcool ou o consumo de drogas.

Nenhum vício é beneficial para ninguém. Tudo o que é feito em demasia não é saudável, a nossa vida precisa de um equilíbrio em tudo o que fazemos. O que acontece muitas vezes é a pessoa com o vício negar que o tem. Como se estivesse muito bem e que ela própria tem controlo com o que quer ou não fazer (o que não é totalmente verdade). O pior é que situações como esta tornam-se numa bola de neve. A pessoa vai negando o vício, à medida que o tempo passa o vício vai aumentando, a pessoa vai-se autodestruindo, magoando consequentemente também as pessoas ao seu redor. Porque, ao contrário do que as pessoas com vício possam pensar, o mal deles afeta os outros também. Há pessoas que se preocupam com eles. Se eles estão mal, os outros estão mal por eles. Pensamentos destes são irrealistas, mostram egocentrismo e, mais uma vez, uma negação do problema.

Um caminho para evitar tudo isto passa por, primeiro, reconhecer o problema. Chegar ao fundo da questão. Refletir sobre todos os pequenos problemas que estão a decorrer para reconhecer e aceitar o problema maior. Depois de reconhecido o problema, pode-se seguir para a procura de ajuda como solução. Seja familiar ou mesmo profissional. Porque nestes casos, não interessa o que faças e como faças as coisas, interessa sim chegares onde queres chegar: Viver. Com uma melhor qualidade de vida tanto para ti como para os teus.