Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

Soube hoje, que neste mesmo dia se celebra o Dia Mundial da Alimentação. Fui pesquisar um bocado sobre isto para tentar perceber as razões que levaram a assinalar este dia como tal e os seus objetivos. Deparei-me com objetivos como:

"- Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis;

- Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento;

- Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo; [...]"

Entre outros objetivos, mas este último fez-me pensar. Fez-me querer pesquisar e saber mais a fundo sobre o assunto. Todos temos noção da importância deste tema. Sabemos que acontece, infelizmente, em grande escala pelo mundo fora. Mas não sabemos ao certo, e é nisso que as estatísticas nos ajudam muito.

De acordo com a ONU, nos dias de hoje, existem 820 milhões de pessoas no mundo que ainda passam fome. Isto iguala a ligeiramente abaixo dos 11% da população mundial. Ainda de acordo a ONU, estes valores têm vido a aumentar muito ligeiramente desde de 2015. Até aí, os valores só desciam, felizmente, mas nestes últimos anos, tem aumentado ligeiramente. O que está a dificultar muito a meta do Fome Zero até 2030.

Capturar.PNG

820 milhões de pessoas é muita gente. Custa só de pensar. Pensar no que sofrem, o seu dia-a-dia, os sacrifícios que fazem em busca de alguma comida, por mais ínfima que seja, enfim... 

Não me canso de dizer o quão sortudos somos por termos acesso a tanta informação, recursos e qualidade de vida. É algo que realmente devia ser muito mais valorizado do que realmente é.

Tenho esperanças que este panorama mundial venha a mudar e que estes números comecem a baixar novamente. E chegar eventualmente à Fome Zero. A verdade é que ainda temos um longo caminho pela frente. Mas também é verdade que já estivemos mais longe.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.