A Fome no panorama mundial
Soube hoje, que neste mesmo dia se celebra o Dia Mundial da Alimentação. Fui pesquisar um bocado sobre isto para tentar perceber as razões que levaram a assinalar este dia como tal e os seus objetivos. Deparei-me com objetivos como:
"- Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis;
- Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento;
- Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo; [...]"
Entre outros objetivos, mas este último fez-me pensar. Fez-me querer pesquisar e saber mais a fundo sobre o assunto. Todos temos noção da importância deste tema. Sabemos que acontece, infelizmente, em grande escala pelo mundo fora. Mas não sabemos ao certo, e é nisso que as estatísticas nos ajudam muito.
De acordo com a ONU, nos dias de hoje, existem 820 milhões de pessoas no mundo que ainda passam fome. Isto iguala a ligeiramente abaixo dos 11% da população mundial. Ainda de acordo a ONU, estes valores têm vido a aumentar muito ligeiramente desde de 2015. Até aí, os valores só desciam, felizmente, mas nestes últimos anos, tem aumentado ligeiramente. O que está a dificultar muito a meta do Fome Zero até 2030.
820 milhões de pessoas é muita gente. Custa só de pensar. Pensar no que sofrem, o seu dia-a-dia, os sacrifícios que fazem em busca de alguma comida, por mais ínfima que seja, enfim...
Não me canso de dizer o quão sortudos somos por termos acesso a tanta informação, recursos e qualidade de vida. É algo que realmente devia ser muito mais valorizado do que realmente é.
Tenho esperanças que este panorama mundial venha a mudar e que estes números comecem a baixar novamente. E chegar eventualmente à Fome Zero. A verdade é que ainda temos um longo caminho pela frente. Mas também é verdade que já estivemos mais longe.