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A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

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Mas afinal o que é CBT?

CBT, como já tinha referido nuns posts atrás, significa Cognitive Behavioral Therapy. Uma técnica psicoterapêutica que ajuda as pessoas a encontrar novas formas de lidar com as suas emoções, mudando os seus padrões de pensamento.

Esta técnica é utilizada para lidar com casos de depressão, ansiedade, culpa, perfeccionismo, falta de auto-estima e muitos outros. Ao contrário do que se possa pensar, esta técnica pode muitas vezes ser mais eficaz do que o consumo de medicamentoos para a devida patologia. 

Princípios da Terapia Cognitiva:

- Todo o teu humor depende dos teus pensamentos (atitudes mentais, perceção, crenças)

- Quando estás deprimido vês-te não só a ti próprio negativamente, mas também tudo ao teu redor. Ficando muito mais propício a lembrares-te de tudo o que já te correu mal.

- A maioria dos pensamentos negativos que tens que te levam ao teu mau humor, são distorções da realidade.

Entender as mudanças de humor:

A base da CBT é identificar o pensamento negativo quando estiveres a sentir-te deprimido. Porque é esse pensamento negativo que te pôs nesse estado. Ao aprenderes a reconstruí-lo, podes alterar o teu humor. 

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Não são certas situações que te põem deprimido, são o que tu pensas delas. Tu tens controlo!

Como já viste, nós ficamos afetados com o que pensamos de algo, mas não com esse "algo" em si. Por isso, ficamos tristes, chateados, deprimidos, ansiosos, muitas vezes pela forma como estamos a ver as coisas. E é sobre essa forma de ver as coisas que vos quero falar agora.

Muitas vezes não queremos admitir, ou nem temos a noção disso, que estamos a ver as situações de forma errada. De forma irrealista, sem pés nem cabeça! E muito frequentemente são essas mesmas situações que nos afetam mais e mexem mais connosco. A isto chama-se distorções cognitivas. Apresento-vos assim as definições das distorções cognitivas mais frequentes.

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Estas definições são importantes para entender a origem da distorção dos nossos pensamentos. Porque nesta altura já deves ter reparado que fartamo-nos de utilizar muitas destas expressões na nossa linguagem corrente. 

Nos próximos dias vou dar dicas de como conseguimos combater estes pensamentos indesejados, e consequetemente começarmo-nos a sentir melhor. 

Fiquem atentos.

*** todas as fotos são tiradas do livro Feeling Good de David D. Burns, M.D.***

 

 

 

 

 

 

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