Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

Eu gosto de dados estatísticos. É a partir deles que conseguimos entender melhor o mundo. É a partir dos dados do passado que conseguimos entender o presente. 

É frequente ouvir pessoas a falar dos mais variados temas sem saberem a verdadeira história. E sim, estou a considerar "a verdadeira história" os dados estatísticos. Porque é isso mesmo que eles são. Os dados estatísticos são factos. E contra factos não há argumentos. O problema é que por vezes há demasiados argumentos quando se fala sobre factos. Isto porquê? Porque as pessoas não conhecem os factos, a estatística. E por isso, preferem falar sem saber. Falar na ignorância. Falas essas baseadas somente "no que se diz por aí". Começando assim uma bola de neve de argumentos distorcidos.

Com isto, desafio-te a pesquisares alguns dados estatísticos. Pega num tema que te interesse e vê o que a história tem a dizer sobre ele. Pode ser que te espantes. Pode ser vejas que, se calhar, as coisas não são bem como pensavas. Que tudo o que pensavas e ouvias sobre isso estava errado. Ou então pode apenas confirmar aquilo que já pensavas saber.  

É por isto que a estatística é tão interessante. Não sabes exatamente o que acontece ou aconteceu no mundo, até pesquisares e te informares sobre isso.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.