Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

O mundo está mais distraído que nunca. Com o avanço das tecnologias, a nossa atenção está cada vez mais fragmentada e cabe-nos a nós tentar reverter isso da melhor forma possível para que não caiemos no poço sem fundo que é a procrastinação e a distração.

Já Cal Newport refere e bem no livro "Deep Work" que para conseguirmos atingir um bom posto e patamar nesta nova economia e sociedade que temos nos dias de hoje, é necessário trabalho focado. Trabalho este que é cada vez menor. Pois temos tudo e mais alguma coisa ao nosso redor a fazer ruído e a pedir constantemente a nossa atenção. Deixando nós, de lado, o que temos realmente para fazer.

Para isto, cabe-nos a nós implementar medidas e pequenos hábitos para assim prosperarmos na economia e na nossa vida em geral. Acredito que a capacidade de focar não passa de um hábito, uma vez enraizado em nós, torna-se mais fácil entrar neste estado de fluxo novamente.

O hábito que considero indispensável para a ganhar capacidade de foco é bloquear no calendário pelo menos 2 horas do dia que são dedicadas exatamente a isso: trabalhar de forma focada. Para isso, certifica-te que durante esse período de tempo estás longe do teu telemóvel e de outras pessoas que eventualmente te podem distrair. Isola-te e verás que os resultados falarão por si. Vais reparar que nessas duas horas realizarás mais trabalho do que aquele que antes realizavas no mesmo período de tempo, isto porque agora te encontras realmente concentrado; tornando tudo mais eficiente. O que outros fazem em 4 horas, tu fazes em metade do tempo, sem distrações. Esta é a importância da capacidade de focar.

Claro que isto não é fácil de ser atingido. Requer disciplina, organização e consistência. Não basta uns dias a seguir esta rotina para ganhar o hábito. À semelhança de outros hábitos, só quando praticado consistentemente é que funciona. Há que abdicar de umas coisas para obter outras. Mas, se queres realmente ser produtivo e eficiente naquilo que fazes, faz então aquilo que está ao teu alcance.

kiyun-lee-3PILPw4O80w-unsplash.jpg

Photo by Kiyun Lee on Unsplash

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.