Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

Ontem vi um vídeo de um professor de Psicologia chamado Martin Lobdell. Martin Lobdell é um professor Universitário que durante muitos anos tem ajudado milhares de estudantes a estudarem mais eficientemente e a serem melhor sucedidos. Após ver o dito vídeo e ler as minhas notas, resolvi trazer aqui hoje 7 dicas de como estudar mais eficientemente.
 
  1. Dividir o tempo de estudo em sessões de tempo menor
Muitos estudantes ficam longos períodos de tempo a estudar na ideia de que dessa forma vão ser muito produtivos. Isso não funciona bem assim. Está provado que um estudante consegue manter atenção durante 25-30 minutos. Para lá desse tempo, a nossa atenção diminui, vamos dispersar muito mais, ficando assim menos produtivos.
Desta forma, o melhor é estudar durante 25-30 minutos e tirar uma pausa de 5 minutos. 5 minutos basta para abstrair a mente e te preparares para a próxima sessão. 
 
  1. Arranjar uma área de estudo
O ambiente em que estás determina o teu comportamento. Sabendo isto já consegues imaginar o que acontece se estudares na cozinha ou no teu quarto certo?
O ideal é arranjar um local que seja destinado apenas para estudar. Sei que isso muitas vezes não é possível e existe uma solução para isso. Basta teres um candeeiro de secretária. O que podes fazer é: cada vez que fores estudar utilizas esses mesmo candeeiro e nos tempos de pausa desligas-o. Assim, vais utilizar o candeeiro apenas para esse propósito e vai ser mais fácil para ti estudar, uma vez que cada vez que ele estiver aceso é hora do estudo.
 
  1. Estudar ativamente
Como foi dito no vídeo "Quanto mais activa for a tua aprendizagem, mais eficiente será". A primeira coisa que se deve fazer ao estudar um assunto é nos questionarmos se o que estamos a aprender é um conceito ou um facto.
 
Um conceito é por exemplo  "o que é que o osso faz?" é algo que tens de perceber.
Um facto é por exemplo "Qual o nome deste osso?" é mais decorado.
 
Os conceitos são mais importantes, porque ao perceberes bem um certo tema, vais percebê-lo sempre e não vais esquecê-lo com facilidade. Já os factos ao longo do tempo caem mais facilmente no esquecimento, mas o bom é que são rapidamente pesquisados na Internet.
Outra coisa que muita gente confunde é Reconhecer Vs. Lembrar. Reconhecer é ver uma palavra sublinhada e essa palavra servir de "gatilho" para disparar no nosso cérebro a informação que sabemos disso - conceito. Nos testes, por exemplo, não temos esse "gatilho" para nos lembrarmos da informação toda. Por isso, não basta reconhecer as coisas, temos de nos lembrar. Para não precisarmos mais desse "gatilho" para sabermos as coisas, temos de consolidar a informação.
 
  1. Tomar notas eficientemente
Tomar notas e não as ler depois de as tirar não serve de nada. O ideal é depois de uma aula, ler as notas que se tirou e até acrescentar alguma informação, se necessário. Se deixares passar muito tempo sem ler as notas, quando as fores ler é como se estivesses a ouvir essa informação pela primeira vez, o que te levará muito mais tempo a aprenderes. 
 
  1. Ensinar o que aprendeste
A melhor maneira de aprender é ensinar. É uma excelente forma do nosso cérebro processar toda a informação e resumi-la para alguém. Ao fazer isto ficas a saber se estás a dominar bem ou não o assunto. 
 
  1. Utilizar os livros corretamente
Usando a técnica do SQ3R (Survey, question, read, recite, review). Isto consiste em pesquisar, questinar, ler, dizer o que se leu e rever.
 
  1. Usar mnemónicas 
Os factos são mais fáceis de memorizar usando mnemónicas:
  • Acrónimos Ex: IPMAT - Os estágios da divisão celular (Interfase, Prófase, Metáfase, Anáfase, Telófase)
  • Frases em que a primeira letra diz algo sobre o tema (coined sayings) Ex: Oh! Ó Meu Pateta, Tu Mandas Fazer A Guerra Porque És Grande! - Ajuda a decorar os nervos cranianos.
  • Imagens relacionadas ao tema
 
Espero que isto te tenha sido útil! Deixo o vídeo na íntegra caso queiras assistir.

Até à próxima,
Gonçalo
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.