Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

O-Monge-e-o-Executivo.jpg

 (imagem encontrada aqui)

Ontem acabei de ler "O Monge e o Executivo" de James C. Hunter. É um livro excecional, faz com que vejas muitas conceitos de forma diferente, faz-te pensar. O livro explica quais os ideais dos maiores líderes do mundo. O que eles tiveram de ser e de passar para serem bem sucedidos. Sendo assim, resolvi trazer 6 dicas de como ser um melhor líder, dicas essas que aprendi ao longo deste livro.
Mas...
O que é liderar? Vamos começar por definir este tão importante conceito.
Liderança: É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum.
 
  1. Poder vs Autoridade
Muitas vezes os termos "poder" e autoridade" são confundidos. O livro consegue distingui-los muito bem.
Ter "poder" é forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, pela sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer. Já ter "autoridade" é ter a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que tu queres que elas façam pelo meio de influência pessoal.
Enquanto o poder é dado, comprado, etc. A autoridade não. A autoridade é merecida, diz respeito a quem tu és, diz respeito ao teu caráter.
 
  1. O papel do líder é servir
Um líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades legítimas de seus liderados e remove todas as barreiras para que possam servir o cliente. Isto não significa lhes fazer as vontades todas. Há uma diferença entre satisfazer vontades e satisfazer necessidades.
 
  1. Ideias não passam de ideias se não atuares
Ou seja:

fef.PNG

Todas as boas intenções do mundo não significam coisa alguma se não forem acompanhadas por ações.

Capturarefe.PNG

Só quando as ações estiverem de acordo com as intenções é que o líder se torna numa pessoa harmoniosa e coerente.
 
  1. O que é o amor?
Amor muitas vezes é visto apenas como um sentimento, mas pode ser visto também como um comportamento. Citando o livro "Nem sempre posso controlar o que sinto a respeito de outra pessoa, mas posso controlar como me comporto em relação a outras pessoas" . Ou seja, o amor não é o que sentimos pelos outros, é como nos comportamos com os outros. Amor é: paciência, bondade, humildade, respeito, perdão, honestidade... 
 
  1. Comportamentos positivos acabarão produzindo sentimentos positivos
Criar um ambiente saudável é muito importante para possibilitar o crescimento da produtividade, das relações interpessoais, no fundo, um melhor ambiente para se trabalhar. Um líder tem de motivar os outros.
E o que é a motivação? Motivação é uma comunicação que influencia as escolhas das pessoas. Sim, influenciar as escolhas das pessoas, porque ninguém consegue mudar ninguém. Como está escrito no livro "A única pessoa que tu podes mudar é a ti mesmo".
 
  1. Alegria é o objetivo
Servir os outros nos livra do ego e da concentração em nós mesmos que destroem a alegria de viver.
O maior problema do mundo é o egoísmo, pessoas que se centram demasiado em si próprias sem se aperceberem sobre tudo o que está ao redor delas. Ajudar os outros é o objetivo, porque isso dá alegria, tanto a quem ajuda como a quem é ajudado. 
Acabo com uma citação do livro "Eu não sei qual será seu destino, mas uma coisa eu sei. Os únicos que serão realmente felizes são os que buscaram e descobriram o que é servir".
 
Espero que te tenha ajudado!
 
Até à próxima,
Gonçalo
 
 
 
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.