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A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

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 Como tu tão bem sabes, o sono é indispensável à vida humana. Dormir uma boa noite de sono traz consigo vários benefícios como ativar a memória, estimular o raciocínio e até reduzir o stress. Com isto trago 5 dicas para melhorar a qualidade do sono.

 
  1. Dormir as horas necessárias
De acordo com a idade de cada pessoa, existe um intervalo de horas de sono que devemos respeitar. Para adultos, costuma-se recomendar dormir 7-9 horas por noite. Está provado que dormir de forma regular mais ou menos que as horas recomendadas é prejudicial à saúde. 
 
  1. Eliminar as luzes azuis
Utilizas muito o telemóvel antes de dormir? Ficas muitas horas em frente a um computador antes de te deitares? Vou-te explicar o porquê de precisares de mudar isso imediatamente. Aparelhos eletrónicos como os telemóveis, computadores, tablets, entre outros; emitem luz azul. Essa "luz azul" é prejudicial em muitos níveis, tais como, inibir a secreção de melatonina (hormona responsável de avisar o nosso corpo que está na hora de dormir). Assim, deve ficar longe destes aparelhos um tempo antes de ir dormir. Vais ver que terás uma qualidade de sono muito melhor!
 
 
  1. Evitar cafeína 
Estudos mostram que bebidas com cafeína podem prejudicar a qualidade de sono até 6h depois de serem tomadas. Por isso, eu recomendava beber café ou outras bebidas tendo em conta a que horas é que se deita, para que nada prejudique a sua boa noite de sono.
 
 
  1. Manter o teu quarto fresco
Muitas pessoas não tem em conta a temperatura do quarto antes de ir dormir, a verdade é que a maioria das insónias são causadas pela dificuldade em regular a temperatura corporal. A temperatura ideal do quarto ronda os 18ºC a 20ºC.
 
  1. Dormir virado para o lado esquerdo
Sei que este ponto parece um bocado estranho, mas acredita, existe provas científicas deste método ser benéfico para a saúde. Dentro dos benefícios de dormir para o lado esquerdo, posso citar os seguintes: facilita o transporte da linfa, contribui para a digestão (como o pâncreas e o estômago encontram-se do lado esquerdo, dormir para esse lado é a melhor maneira de canalizar os sucos gástricos), cuida da saúde do coração (a maior parte do coração está localizada no lado esquerdo, assim, ao dormirmos para esse lado, facilitamos as suas batidas), entre outros benefícios.

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Espero que tenhas achado as dicas úteis e que tenhas aprendido alguma coisa!
Até à próxima,
Gonçalo