Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

A Jornada de um Estudante

Um Blog sobre aprender, ensinar e criar online.

 

high-cost-multitasking-624x624.jpg

Vivemos num mundo repleto de distrações. Mesmo quando estamos a trabalhar, quando nos estamos a tentar focar, muitas vezes não conseguimos. Existem inúmeras coisas que diminuem a nossa produtividade no dia a dia, hoje vim aqui falar de algumas delas. No final, darei uma dica que te vai ajudar a combater estes problemas.
 
   1. Multitasking
 
Realizar muitas tarefas ao mesmo tempo, é estar a dar atenção a todas elas. Isso significa que a nossa energia vai estar a ser dividida por todas as distrações que temos ao redor. Por isso, durante uma sessão de estudo devemos focar-nos somente no nosso trabalho.
 

   2. Ambiente com distrações

 
Quando digo isto, refiro-me ao teu local de estudo. Deve ser apropriado para estudar. Idealmente sem ser na cozinha, porque como disse em "7 Dicas de Estudo para Estudar Menos mas Melhor - Study Less Study Smart" o local em que estás determina o teu comportamento. 
O uso de redes sociais durante a sessão de trabalho também entra neste tópico. Eu recomendo durante cada sessão de estudo, deixar o telemóvel longe de nós. Eu faço isso, para que nem tenha tentações! Recomendo vocês a fazerem o mesmo! Sei que a internet muitas vezes é também inimiga da produtividade, por isso eu uso no computador o "StayFocusd" para bloquear sites enquanto estou a estudar. Também há aplicações para telemóvel, a que eu uso pessoalmente é "Forest". Esta aplicação consiste em fazeres crescer uma árvore virtual por conseguires estar um certo tempo sem ir ao telemóvel, caso não consigas te comprometer a isso, a árvore morre.
 
   3. Má Organização
 
Trabalhar num ambiente organizado, contribui muito para a aumentar a tua concentração. Fica mais fácil encontrar materiais de estudo e a cabeça fica mais livre.
 
   4. Pensar que és uma Exceção à Regra
 
Muitas pessoas ao ouvirem recomendações pensam que elas são uma exceção e que outros métodos funcionam melhor com elas. Isso pode ser verdade, mas a maior parte das vezes não é. Quando pensamos que, por exemplo, trabalhamos bem de uma forma, poderíamos trabalhar muito melhor se seguíssemos as recomendações. Por isso, em caso de dúvida, é melhor seguir o que funciona para a maioria das pessoas.
 
 
* Dica Bónus*
 
Uma técnica que eu utilizo para todos os dias para ir minimizando as distrações durante o estudo é: a cada sessão de estudo que faço, tenho uma folha branca ao meu lado. No final dessa sessão, penso nas distrações com que me deparei ao longo do meu estudo e certifico-me que para a próxima essas distrações ficam bem longe de mim. Desta forma, quanto mais vezes utilizares este método, mais distrações vais ser capaz de eliminar! No final das contas, vais ser mais produtivo!
 
Que técnicas usam para serem mais produtivos?
 
Espero que tenham achado a informação útil, 
Gonçalo

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.