Do livro "Deep Work" (livro no qual eu dei a minha opinião, vai lá espreitar, clica
aqui) eu tirei 3 dicas para um melhor planeamento do meu estudo. Dicas que me foram muito úteis e tenho a certeza que também o vão ser para ti.
Dica #1 - Fazer 3 rituais
- Onde vais trabalhar e por quanto tempo - decidir um local sossegado para trabalhar nas tarefas mais dificeis e discriminar quanto tempo é que vamos estar naquela tarefa.
- Como é que vais trabalhar depois de teres começado a trabalhar - o teu ritual precisa de regras. Sejam elas banir a internet, ou colocar uma meta de x palavras a cada 20 minutos para te manteres focado.
- Como vais suportar o teu trabalho - se tens comida por perto, ou dar uma pequena caminhada só para manter as ideias no sitio.
Dica #2 - Muda o teu ambiente de trabalho
- o conceito é simples: ao haver uma mudança radical no ambiente de trabalho, faz com que vejamos a tarefa que temos para fazer muito mais importante. Isto faz com que o nosso cérebro tenha menos tendência a procrastinar.
Dica #3 - Não trabalhes sozinho
- Isolação não é necessária para deep work, especialmente quando se tenta atingir a inovação. Trabalho colaborativo apresenta melhores resultados, pois assim conseguem-se ajudar um ao outro e motivar-se um ao outro também.
Espero que estas dicas sejam úteis para ti. Aconselho a experimentares estas técnicas, porque só a experimentares é que vais saber se estas elas te ajudam realmente ou não.
Até à próxima,
Gonçalo